top of page
Âncora 1

Registre sua Cédula de Produto Rural (CPR) na B3.

O Registro possui obrigatoriedade para todas as CPRs.

capa registros.png

Plataforma Ativus, criada para agilizar as operações do financiamento agrícola.

Na Ativus você encontra:

paper_5189725.png

Formalização de títulos e garantias agrícolas

  • Emissão automática de minutas

  • Coleta de assinaturas digitais

  • Registro em cartórios

  • Registro em centrais

  • Registradoras (B3 e Cerc)

  • Busca eletrônica de certidões

find_4414621.png

Busca de dados usados na análise de crédito

  • Relatório Consult (dados de compliance socioambiental e jurídico obtidos com base no CPF/CNPJ)

  • Relatório de exposição de CPRs: verifique as CPRs emitidas e registradas em centrais registradoras

circular-economy_9306644.png

Ecossistema de soluções do financiamento agrícola

  • Conte com os produtos e serviços de nossos clientes para financiar suas operações

Nosso impacto no agronegócio

Mais do que um reflexo do compromisso com nossa missão, valores, clientes e parceiros, nossos números proporcionam uma base de solidez e credibilidade junto ao mercado agrícola financeiro.

icons8-real-24.png

Mais de R$20 bilhões foram movimentados em contratos agrícolas com a Bart Digital.

icons8-atendimento-50.png

Mais de 160 clientes atendidos.

icons8-brasil-32.png
icons8-primeiro-64.png
WhatsApp Image 2023-01-20 at 10.50.26.jpeg

Presente em mais de 400 cidades brasileiras.

Responsável pelo registro da 1ª CPR 100% digital.

Registro centralizado
de Cédula de Produto Rural

Adeque-se à Lei do Agro (nº13.986/20)

A Bart agiliza o registro de CPRs na B3.

Conosco, o registro é simples e rápido!

 

  • O que é a Cédula de Produto Rural (CPR)?
    A Cédula de Produto Rural (CPR) é um título representativo de promessa de entrega futura de produto agropecuário, emitido pelo produtor rural ou suas associações. Atualmente, este é o principal instrumento para concessão do crédito agrícola privado, pois permite ao seu emissor (ex: produtor rural), obter recursos (dinheiro, sementes, defensivos agrícolas, etc) para o cultivo de suas produções rurais. CPR financeira: A CPR Financeira é uma das modalidades de CPR, na qual o pagamento da dívida é realizado com pagamento em dinheiro. CPR de produto: Nesta modalidade, o pagamento da dívida é realizado através da entrega de produto agrícola (soja, milho, trigo, etc). CPR cartular: Documento emitido usualmente, de forma física ou eletrônica, que esteja em seu estado natural, ou seja, é a CPR em papel ou em PDF. Embora a palavra "cartular" possa remeter a uma ideia de ‘papel', isto é, emissão física, é importante salientar que, independentemente de a CPR ser emitida sob a forma física ou digital, ela poderá considerada cartular. CPR escritural: É a CPR emitida em sistemas eletrônicos de escrituração das entidades autorizadas pelo BACEN, ou então, emitida de forma cartular, mas que passa por um processo de depósito centralizado. CPR digital: A CPR digital é o documento criado, emitido e assinado de forma totalmente digital, permitindo que seus procedimentos posteriores, como registro em cartório, seja, também efetuados de modo digital, trazendo agilidade e simplicidade a todas as partes envolvidas.
  • Onde a CPR deve ser registrada?
    Atualmente, a CPR poderá ser submetida a dois tipos de registro: 1) registro centralizado em entidade autorizada pelo Banco Central (Bacen) ou 2) cartório. 1) Registro centralizado em entidade autorizada pelo Banco Central (Bacen) A partir de 01/01/2024, todas as CPRs emitidas, independente do valor nominal, devem ser registradas em uma entidade autorizada pelo Bacen. Clique aqui conheça mais sobre essa modalidade de registro. 2) Registro cartorário Quando a CPR possuir garantia real atrelada, será necessário registrar a garantia no cartório. A garantia atrelada determinará em qual cartório o registro deverá ser protocolado. a) Registro de imóveis: penhor de safra, alienção fiduciária de imóveis e hipoteca. b) Registro de títulos e documentos: alienação fiduciária de grãos, sermovente e maquinas agrícolas.
  • Como a Bart Digital auxilia na digitalização da CPR?
    Através da Plataforma Ativus! Oferecemos serviços que dispensam o deslocamento de pessoas e que adequam as CPRs de acordo com a Lei do Agro. Através da Ativus, você realiza a formalização de títulos e garantias agrícolas, busca de dados usados na análise de crédito e conta com um ecossistema de soluções do financiamento agrícola. A Plataforma Ativus, conta com três versões: Spot: solicitação esporádica de registros em central registradora e em cartórios. SaaS: parametrização de minutas, coleta de assinaturas digitais, busca por certidões, registros em centrais registradoras e cartórios, relatórios de compliance socioambietal (Consult) e consultas em bureaus de crédito. Esteira Digital: desenvolvido de acordo com a demanda específica do cliente. Possui versão white-label, integração de APIs, carteira digital e demais funcionalidade presentes na versão SaaS. Solicite uma demonstração da Plataforma Ativus
  • Como utilizar os serviços da Bart Digital?
    A Bart Digital possui tecnologias que possibilitam a digitalização de seus títulos e garantias agrícolas de forma simples e rápida. Venha participar da digitalização do agronegócio! Entre em contato pelo telefone ou WhatsApp: 43 9 9131-5843 Ou entre em contato por e-mail: falecom@bartdigital.com.br
bottom of page