Bart Digital comemora 5 anos de empresa

Atualizado: 4 de fev.

Pioneira na emissão eletrônica de garantias agrícolas, desde 2016, a Bart vem empregando tecnologia para eliminar os problemas envolvidos nos processos de financiamento agrícola, em especial aqueles relativos à emissão de recebíveis e garantias.


09 de Dezembro, Aniversário da Bart Digital.

Todos sabemos o quanto é complexo empreender no Brasil, comemorar 5 anos de empresa é uma grande conquista para nós! A história da Bart Digital nos enche de orgulho.


Confira abaixo os marcos mais importantes da nossa trajetória.



2016

Como tudo começou...

A ideia da criação da Bart Digital surgiu no ano de 2016 em um evento do Hackton Smart Agro na cidade de Londrina-PR.


Falar sobre digitalizar a formalização de títulos e garantias do financiamento agrícola a 5 anos atrás, não era nada palpável, na verdade era algo muito incerto e ousado.


No entanto, a CEO da Bart Digital, Mariana Bonora, sempre acreditou no potencial que processos digitais teriam no financiamento agrícola.



1ª CPR digital do mercado

Neste ano, a Bart intermediou o registro da 1ª CPR assinada digitalmente no Brasil. Ela foi assinada com certificado digital e protocolada fisicamente no cartório.


Um processo parcialmente físico, mas que seria o ponta pé inicial para o mercado aderir fortemente aos processos digitais.


2017

O primeiro investimento

Em 2017, a SP Ventures, gestora de fundos de investimento com foco em empreendimentos inovadores, fez um aporte de 2,2 milhões na empresa.


O aporte da SP Ventures serviu como um fôlego para a estruturação da Bart para o atendimento de grandes clientes, incluindo contratação de pessoas e investimento em tecnologia.


Integração ao Pulse Hub

Neste mesmo ano, a Bart integrou o grupo de Startups do Pulse Hub, que é o hub de inovação da Raízen, e visa conectar startups aos desafios da Raízen. O espaço foi inaugurado para hospedar startups voltadas à inovação no campo.



2019

1ª CPR nato digital do mercado

Em 2019, registramos a primeira CPR Nato-Digital, ou seja, com as etapas de assinatura e protocolo em cartório 100% eletrônicas. O registro ocorreu no Cartório do 1º Ofício de Poxoréu, no estado do Mato Grosso.


2020


Lançamento da Plataforma Ativus

Neste ano, houve o lançamento Ativus, plataforma inicialmente desenvolvida para emissão, assinatura, acompanhamento e registro de títulos agrícolas eletrônicos.


Com a plataforma, qualquer pessoa interessada – seja produtor rural, revendedor de insumos, indústrias ou bancos – passou a utilizar da estrutura tecnológica da Bart para emitir títulos agrícolas eletrônicos, realizar assinaturas digitais, qualificar suas garantias usando bases de dados públicos e, ainda, enviar para registro eletrônico.


Movimentação de mais de R$3,2bi

Após sete meses de operação, a plataforma Ativus movimentou R$ 3,2 bilhões em formalizações eletrônicas de garantias para as culturas de soja, milho, algodão e café da safra 2020/2021.


Lei do Agro

Com o advento da Lei do Agro (nº13.986/20) e a pandemia, a plataforma Ativus foi impulsionada por oferecer a possibilidade de serviços que dispensavam o deslocamento de pessoas e também que adequavam as CPRs de acordo com a Nova Lei do Agro.


2021


Aumento dos números

Em 2021 tivemos um crescimento expressivo de clientes B2B e de colaboradores da empresa.


Aceleração Google

O programa teve duração de aproximadamente três meses e a Bart teve acesso a tecnologias e mentores para o aprimoramento da utilização de tecnologias de Cloud e Inteligência Artificial ligada ao Machine Learning.


Esses 5 anos de Bart Digital foram de muito desenvolvimento e conquistas, e celebramos essa data com muito orgulho!


Deixamos nosso agradecimento à todos os colaboradores, investidores, parceiros e clientes, que fizeram e fazem parte da nossa história!