Bart Digital no Cubo Agro Itaú

A iniciativa Cubo Itaú apresenta a criação do Cubo Agro em parceria com grandes empresas do agro.
Imagem: Bart Digital no Cubo Agro Itaú.

O Cubo Itaú – o maior e mais relevante centro de empreendedorismo tecnológico da América Latina, em conjunto com a Corteva Agriscience, São Martinho e Itaú BBA, anuncia a criação de um hub especialmente voltado às agtechs, empresas que oferecem soluções para o agronegócio.


O objetivo do Cubo desde 2015, é promover a conexão entre empreendedores, grandes empresas, investidores e universidades. A conexão tem como foco impulsionar discussões sobre tecnologia, inovação, novos modelos de negócios e novas formas de trabalhar, visando um mundo mais tecnológico.


Hoje, o Cubo possui mais de 270 startups como membros da comunidade, que por sua vez têm acesso a produtos digitais exclusivos e uma diversa rede de contatos com outros empreendedores, visando a geração de conexões produtivas para o desenvolvimento da startup.


Recentemente, a Bart Digital foi selecionada para estar entre as startups do Cubo Agro!

A expectativa é de que, a partir desse projeto, as empresas aumentem o número de negócios com base em inovação, obtenham ganho de eficiência operacional e, consequentemente, performance de mercado, promoção da cultura digital e maior impacto social e econômico.


Será uma intensa agenda de atividades para promover a geração de negócios e troca entre startups e demais elos da cadeia, como workshops, eventos de network e troca de experiência, cursos, treinamentos, entre outras.


Na visão da Corteva, primeira empresa do segmento a ingressar na comunidade Cubo no início de 2020, esse ambiente colaborativo permite construir, juntamente com as outras mantenedoras do hub e, portanto, de forma mais ágil, soluções para resolver os principais desafios dos produtores rurais, auxiliando, principalmente, em sua transformação digital e de serviços.


“A parceria que estamos construindo no Cubo Agro se conecta diretamente com a forma como estamos nos posicionando e sendo vistos pelo mercado: como uma empresa que tem inovação em seu DNA. Buscamos desenvolver soluções tecnológicas que ajudem o produtor rural a criar uma jornada digital de experiência de produtos e serviços”, comenta Mariana Castanho, Líder do Comitê de Inovação da Corteva Agriscience Brasil e responsável pela Área Comercial Leste da companhia.


Já a São Martinho, além de contribuir de forma significativa com o fomento e evolução das agtechs, busca, dentro de sua estratégia de negócios, conquistar novas receitas baseadas em projetos inovadores com características que possibilitem a ampliação de seu core business. Uma das contribuições que a companhia espera realizar por meio do Cubo Agro, por exemplo, é o desenvolvimento de projetos com potencial de conectividade 5G no ambiente agroindustrial.


“A parceria com o Cubo Agro está alinhada com nossa visão de futuro para a São Martinho, em um momento de grandes transformações e desafios para o agronegócio brasileiro. Acreditamos que o hub será fundamental para a aceleração e sustentação de novos negócios para a companhia, permitindo a troca de experiências com demais parceiros do setor agro e novas conexões capazes de gerar valor para o ecossistema de inovação. Estamos muito otimistas com esta iniciativa”, afirma Marcelo Eskenazi, Head de Inovação da São Martinho.


Do lado do Itaú BBA, o objetivo com a criação do Cubo Agro é obter as melhores soluções tecnológicas frente aos desafios e ambições do banco e, com isso, estar capacitado para atender o cliente da melhor forma, apoiando nos desafios comuns que o mundo cada vez mais ágil, digital e competitivo exige. “Temos plena convicção de que com essa iniciativa geraremos ainda mais valor para toda a cadeia produtiva do agro. Com a expertise do time Agro do Itaú BBA e com o apoio dos nossos parceiros estratégicos, conhecendo as singularidades de cada cliente, acreditamos que este primeiro passo será o início de grandes inovações”, afirma Mario Pires, diretor de Agronegócio do Itaú BBA.


Desde o início da pandemia, tem surgido quase que uma agtech por dia no Brasil, segundo o Radar Agtech Brasil 2020/2021, material elaborado pela Embrapa, SP Ventures e Homo Luders Research and Consulting. Os dados mostram um número de startups ativas 40% maior em comparação ao Radar Agtech Brasil 2019. O estado de São Paulo possui a maior porcentagem de agtechs, com 48% do total, mas o relatório destaca a Região Nordeste, onde surgiu o maior número de novos empreendedores, em comparação com 2019.


Um outro estudo realizado pela ABStartups aponta que 72,6% das agtechs atuam dentro da porteira, ou seja, em tecnologias que auxiliam a produção e a gestão agrícola e 47,1% das agtechs já receberam investimentos, o que ressalta o potencial do setor.


“Estamos extremamente orgulhosos deste próximo passo do Cubo no setor e de poder contar com parceiros tão estratégicos. O Cubo Agro representa o amadurecimento daquilo que temos como missão, que é apoiar o crescimento das startups com grande potencial do Brasil e América Latina por meio da geração de negócios”, comemora Pedro Prates, co-head do Cubo Itaú. comemora Pedro Prates, co-head do Cubo Itaú.


Para o executivo, oferecer este ecossistema dinâmico, que estimula a troca de experiência e facilita o acesso às novas tecnologias, auxilia o processo de constante renovação digital, permitindo aumentos sensíveis na valorização do agronegócio que representa, atualmente, 26,6% do PIB nacional. Em valores monetários, o PIB do País totalizou R$ 7,45 trilhões em 2020, e o PIB do agronegócio chegou a quase R$ 2 trilhões, evidenciando a relevância da iniciativa.


Sobre o Cubo Itaú

Inaugurado em setembro de 2015 pelo Itaú Unibanco em parceria com a Redpoint eventures, o Cubo Itaú é o maior hub de fomento ao empreendedorismo tecnológico da América Latina, uma organização sem fins lucrativos que potencializa a conexão e a criação de negócios entre grandes empresas e startups. O Cubo Itaú tem sede na região da Vila Olímpia, em São Paulo, e, por meio de suas plataformas física e digital abrigam mais de 400 startups curadas de diferentes segmentos de mercado e contempla, assim, empreendedoras e empreendedores de todo o Brasil. O Cubo tem mantenedores que representam as maiores indústrias da economia, como Itaú Unibanco, Dasa, Cogna, VLI, Schneider, Accenture Digital, AWS, CI&T, Corteva, Renault, Wilson Sons, Saint-Gobain, TIM, B3, BID Lab, L’Oreal Brasil, Stellantis, Salesforce, Sapore, Vivest e everis. E parceiros estratégicos como a Wayra Brasil. Mais informações podem ser encontradas em: https://cubo.network/.


Fonte: Textual Comunicação e Portal do Agronegócio.