top of page

Dia nacional do milho e sua importância nas operações de Barter

O milho é um cereal de muita importância para o Brasil, não é à toa que no dia 24 de Maio é comemorado o Dia Nacional do Milho.

Formalização das operações de Barter. Bart Digital.

O milho é uma das mais importantes plantas comerciais com origem nas Américas. É uma das culturas mais antigas do mundo e é cultivado há pelo menos cinco mil anos.


Alimentação animal

A importância econômica do milho se dá em razão das diversas formas de sua utilização, que vai desde aquela voltada à alimentação animal até a dirigida à indústria de alta tecnologia. Na realidade, o uso do milho em grãos para alimentação animal representa a maior parte do consumo global desse cereal, isto é, cerca de 70% ao redor do mundo todo. Nos Estados Unidos, cerca de 50% da produção americana do milho é destinada a esse fim, enquanto que no Brasil esse percentual varia de 60% a 80%, dependendo da fonte da estimativa e de cada ano em questão.


Milho utilizado na alimentação animal. Bart Digital.

Alimentação humana

A alimentação humana não possui uma participação muito grande no uso de milho em grão, porém constitui fator importante o uso desse cereal em regiões de baixa renda. Em algumas situações, o milho constitui a porção diária de alimentação humana. Por exemplo, no Nordeste do Brasil, o milho é a fonte de energia para muitas pessoas que vivem no Semi-Árido.


Milho utilizado na alimentação humana. Bart digital.

Somando-se o consumo humano ao animal, além de se verificar também o crescimento do uso de milho em aplicações industriais, como produção de elementos espessantes e colantes – para diversos fins–, produção de óleos, entre outros, pode-se observar o aumento de sua importância no contexto da produção de cereais na esfera mundial, o que torna o milho o cereal mais produzido no mundo nos últimos anos.


Produção de Etanol

Para a safra 2021/2022, a previsão da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) é de uma produção de 29,2 bilhões de litros de etanol. No Brasil, o biocombustível, além de utilizar a cana-de-açúcar como matéria-prima, avança agora no uso do milho. São 3,36 bilhões de litros de etanol de milho estimados pela Conab para a temporada, o que indica um aumento de 29,7% em relação ao período anterior, demonstrando o interesse das usinas em utilizar essa matéria-prima, abundante no país, principalmente na região Centro-Oeste.


Produção de etanol a partir do milho. Bart Digital.


Mão-de-obra

No que diz respeito ao emprego de mão-de-obra, cerca de 14,5% das pessoas ocupadas nas lavouras temporárias e cerca de 5,5% dos trabalhadores do setor agrícola estão ligados à produção de milho. No setor agropecuário, a produção de milho só perde para a pecuária bovina em termos de utilização de mão-de-obra, apesar de as tecnologias modernas utilizadas na produção desse cereal serem poupadoras de mão de obra.



Barter

O milho também representa uma fatia importante nas negociações de Barter.

A palavra "Barter" significa "troca" e diz respeito à negociação com base na troca de produtos agrícolas por insumos.


É frequente a utilização por produtores rurais da operação de Barter para trocar o grão de milho produzido na lavoura, por insumos agrícolas, como sementes, defensivos agrícolas, fertilizantes, entre outros.


Para que essa operação seja formalizada, utiliza-se a CPR, a Cédula de Produto Rural, um título agrícola que lastreia o Barter.


Saiba mais sobre a CPR neste artigo: Bê-a-bá da CPR


Para que a CPR tenha validade jurídica, recomenda-se o registro das garantias em cartório. Além disso, é obrigatório o registro da CPR em uma entidade autorizada pelo Banco Central (Bacen).


Confira o escalonamento da obrigatoriedade de registro no artigo: Registro de CPRs acima de R$250.000 já é obrigatório: Confira como solicitar.


Entendendo a importância desta cultura, seu impacto no agronegócio brasileiro e sua crescente demanda na formalização de operações de Barter, a Bart Digital desenvolveu tecnologias para a formalização das Cédulas de Produto Rural e demais documentos de financiamento agrícola, como CCB, duplicatas, garantias diversas (alienação fiduciária, hipoteca, penhor), entre outros.


Se você realiza operações de Barter, e busca eliminar burocracia e inúteis demoras na formalização de títulos e garantias agrícolas, entre em contato com a Bart Digital!


Aqui a formalização é simples, rápida e totalmente digital!


Nossos diferenciais:
  • Tecnologia de machine learning desenvolvida em conjunto com o Google

  • Redução de 85% do tempo de formalização de títulos e garantias agrícolas

  • Pioneira no registro digital de títulos e garantias agrícolas

  • Atuação nacional nos cartórios brasileiros para registros e busca por certidões de maneira eletrônica

  • Tecnologia em conformidade com as exigências cartorárias

  • Time de especialistas preparados para sua demanda


Não perca tempo e digitalize suas operações com a Bart Digital!

Fale conosco pelo Whatsapp!












bottom of page