top of page

Qual a melhor época para plantar cana-de-açúcar no Brasil?

Atualizado: 3 de out. de 2023



Há mais de 500 anos, a produção de cana-de-açúcar é uma das práticas que mais movimentam a economia do Brasil, levando o país a se tornar o maior produtor da planta no mundo - seja para exportação, seja para produção de álcool ou açúcar. De acordo com o Instituto de Tecnologia Canavieira (ITC), o setor representa, sozinho, 2% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional.

Se bem manejada, esta cultura pode produzir de 150 a 200 toneladas/ha de massa verde em um único corte. A época de plantio deve ser baseada no objetivo da sua produção. Neste artigo, você entende quais são os principais aspectos para considerar o plantio. Continue lendo e confira!


  • Para que serve a cana?

A cana-de-açúcar é conhecida por suas características peculiares: uma planta fina de formato cilíndrico, folhas grandes, podendo alcançar até seis metros de altura.

É a partir dela que se faz dois produtos essenciais para a economia mundial: o açúcar, parte indispensável da alimentação humana, e o álcool, utilizado nas bebidas alcoólicas como a cachaça, o vinho e a cerveja, ou como combustível para abastecer os carros, também conhecido como etanol.

Além disso, a cana-de-açúcar é a principal fonte de energia renovável do país segundo o Balanço Energético Nacional (BEN). A biomassa de cana representa, segundo a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), 19,1% da oferta interna de energia ou 39,5% de toda a energia renovável utilizada no Brasil.

A altura que ela pode atingir está diretamente ligada à quantidade de sol que ela recebe diariamente. Cultivados em locais de clima tropical ou subtropical, os pés de cana-de-açúcar são da mesma família de plantas como o milho, o arroz e a cevada.

A cultura pode se desenvolver até em solos sem muitos recursos, como o cerrado. A cana produzida hoje é resultado de diversas melhorias genéticas feitas através do cruzamento de suas espécies.

  • Qual a melhor época para o plantio da cana-de-açúcar?

A cana-de-açúcar necessita encontrar condições climáticas favoráveis para, especialmente, acumular açúcar. Na procura desse resultado, a planta pede uma grande quantidade de água, temperaturas altas e muita radiação solar.

São três as épocas do ano em que a cultura pode ser plantada: sistema de ano, sistema de ano-e-meio e há também o plantio de inverno.

Cana de ano

Um método muito utilizado por pecuaristas que possuem urgência para produzir alimentos para os animais, pois proporciona rápida produção de alimento. O canavial apresenta baixa produtividade no primeiro ano.

Nesse sistema, o plantio da cana é realizado no início da estação chuvosa (outubro a dezembro). A planta tem o seu desenvolvimento paralisado nos meses de março a abril e nos próximos meses inicia-se o processo de maturação. Após o primeiro corte, a cana-soca (colmos provenientes da rebrota, ou seja, uma nova brotação) passa a ter um ciclo de 12 meses.

Sistema de ano-e-meio ( a cana de 18 meses)

Nesse modelo, a cana-de-açúcar deve ser plantada entre janeiro e março. Nos primeiros três meses começa o desenvolvimento da planta. Com a vinda da seca no inverno, o crescimento tende a ficar mais lento nos meses de abril e agosto. E, entre setembro e abril, ocorre o período de “vegetação” para, nos meses seguintes, haver o amadurecimento até os 16 e 18 meses do sistema.

O período de janeiro a março é considerado ideal para o plantio da cana-de-açúcar, por suas boas condições de umidade e temperatura, que podem dar melhor garantia para o desenvolvimento das gemas. Nessas circunstâncias é possível uma brotação rápida, o que reduz a incidência de doenças nos toletes.

Sistema de ano (a cana de 12 meses)

Esse é o plantio da cana-de-açúcar feito no período de outubro a novembro, em algumas regiões. É um sistema que deve ser utilizado de forma restrita, considerando as suas vantagens e desvantagens.

Para grandes áreas de cultivo é aconselhável uma segunda época para tal, pois isso facilita o gerenciamento e otimiza a utilização de máquinas e de mão de obra. Assim, os recursos são subdivididos entre o período de plantio de cana de ano-e-meio e o período de ano.

Porém, é necessário considerar que essa divisão leva a uma menor produtividade em relação ao período de 18 meses. Isso porque, considerando apenas os 12 meses, a cana passa a ter um período reduzido de crescimento efetivo.

O preparo do solo para o plantio da cana de ano tende a encontrar algumas dificuldades por causa do tempo reduzido, como na incorporação do calcário e de outros elementos. Após a colheita, é necessário arrancar as chamadas soqueiras para um novo cultivo. Como é início da estação chuvosa, sobram poucos dias úteis para as operações agrícolas e, se a área for grande, a mão de obra será demandada em quantidade.

Plantio de inverno

Embora mais raro, existe a possibilidade de plantar a cana-de-açúcar mesmo no período de estiagem. Isso se faz possível com o uso da torta de filtro, um resíduo composto da mistura do bagaço moído e lodo da decantação, formando matéria orgânica que tem fósforo e cálcio e maior quantidade que outros nutrientes, que mantém cerca de 70% a 80% de umidade, se aplicada no sulco de plantio, e ajuda na brotação.

Se além disso for feita uma irrigação com o composto químico líquido que surge através do processo industrial que transforma a cana-de-açúcar em álcool, popularmente conhecido como vinhaça, o plantio da cana pode ser realizado praticamente o ano todo.

  • Como controlar as pragas no meu plantio?

Entre cupins, brocas de cana, brocas gigantes, besouros e formigas, os métodos para o controle de pragas variam, sendo que os mais viáveis são o controle químico e o varietal.

O controle varietal é feito por meio do uso de variedades resistentes ou tolerantes às pragas. Contudo, como a cana é rica em açúcar, a aplicação desse método se mostra um pouco complexa, uma vez que a planta atrai muitos insetos naturalmente.

O controle químico, por sua vez, consiste na aplicação de produtos no solo e no momento do plantio. Eles chegam a eliminar 90% dos parasitas da área, mas exigem uma aplicação correta e técnica.



bottom of page