top of page

Bê-a-bá da tecnologia

Atualizado: 25 de mai. de 2022

Quais são os "termos tech" ou "vocabulário tecnológico" utilizado nas empresas hoje? Confira esse glossário que preparamos para você e descubra!


Bê-a-bá da tecnologia. Bart digital.

Quem está no mundo corporativo sabe que a cada dia é preciso aprender e entender mais sobre tecnologias. Mas antes de conhecê-las, o que acha de entendermos os termos utilizados neste universo tech?


Backlog: é um indicador de tempo, usado na Gestão da Manutenção. Em meio a tantos outros indicadores, podemos classificar o backlog como o indicador que mede o acúmulo de atividades pendentes de finalização. A palavra backlog em tradução livre para o português significa "atraso."


Back end: na tradução livre para o português, significa "processo interno." É a forma de desenvolvimento que se relaciona com o que está por trás das aplicações desenvolvidas na programação. Ou seja, tudo que dá estrutura e apoio às ações do usuário da máquina é chamado de back-end.


Environment: esta palavra com origem no inglês, possui sua tradução como "ambiente", e é utilizada para referir-se ao ambiente na programação, ou ambiente de trabalho.


Front end: na tradução livre para o português, significa "a parte dianteira." O programador frontend é aquele que cuida de toda a parte de interação com o usuário, como design do botão, tamanho de fontes e imagens.

MVP: "Minimum Viable Product" ou "Produto Minimamente Viável," em português. O MVP é um protótipo que será testado pelos consumidores, que se aceito, pode seguir as demais etapas até o lançamento efetivo.


PoC: No inglês, "Proof of Concept," ou "prova de conceito," é a evidência documentada de que um software pode ser bem-sucedido. Ao fazer uma POC, é possível identificar erros técnicos que possam interferir no funcionamento e nos resultados esperados. Além disso, a prova de conceito permite a solicitação de feedbacks internos e externos.


SaaS: O SaaS, "Software as a Service," ou "Software como Serviço," permite aos usuários se conectar e usar aplicativos baseados em nuvem pela Internet. Exemplos comuns são e-mail, calendário e ferramentas do Office. O SaaS fornece uma solução de software completa que você pode comprar em uma base paga conforme o uso por um provedor de serviço em nuvem.


Servidor: Em informática, um servidor é um software ou computador, com sistema de computação centralizada que fornece serviços a uma rede de computadores, chamada de cliente. Um único servidor pode servir vários clientes, e um único cliente pode usar vários servidores.


Software: é conjunto de componentes lógicos de um computador ou sistema de processamento de dados. É todo programa rodado em um computador, celular ou dispositivo que permita ao mesmo executar suas funções. Eles vão desde sistemas operacionais, como Windows, macOS, iOS e Android aos apps que você usa todos os dias.


Sprint: este é um conceito utilizado na metodologia ágil Scrum, uma metodologia de gerenciamento de projetos, e representa um dos pilares do projeto em desenvolvimento, consistindo em cada uma das etapas de um projeto, determinadas em espaços específicos de tempo.


Task: Na tradução livre para o português, task nada mais é do que uma tarefa a ser realizada.


Tech leader: Na tradução livre para o português, significa líder de tecnologia. Inclui ter responsabilidade pelo desenvolvimento profissional de outros membros do time de tecnologia e responsabilidade pela força da solução, tanto em termos de adequação com o problema a ser resolvido e sua força técnica.


E agora, ficou mais fácil entender os termos utilizados na área de tecnologia das empresas?




bottom of page