top of page

Entenda como a agricultura digital vai desenvolver o agronegócio

Atualizado: 25 de mai. de 2022

Você sabia que a agricultura digital é uma das grandes forças de desenvolvimento do agronegócio brasileiro?


Através dela as atividades realizadas no campo vêm se tornando cada vez mais facilitadas e modernizadas.


Agricultura digital desenvolve o financiamento agrícola. Bart Digital.


Seu impacto vem atingindo tanto as grandes empresas do agro, quanto os pequenos produtores rurais, do norte ao sul do Brasil.


Confira o que é agricultura digital, como acontece na prática e entenda porque ela é o futuro do agronegócio no Brasil e no mundo.



O que é agricultura digital

A agricultura digital é um movimento surgido na última década que visa incorporar facilidades promovidas pela tecnologia à agricultura tradicional.


Em outras palavras: é o uso de tecnologias para facilitar o trabalho no campo. E as facilidades são muitas!


Vão desde o uso de drones e aplicativos de monitoramento de lavoura, até facilidades para a contratação de recursos financeiros.


Atualmente, muitas empresas vêm desenvolvendo soluções para facilitar a vida no campo. Saiba mais em: Produtores rurais aderem a tecnologias no campo



Exemplos de tecnologias da agricultura digital


Fazem parte da agricultura digital iniciativas tecnológicas que permitem o mapeamento de lavouras, a previsão de riscos climáticos e o uso de canais digitais para compra e venda de insumos para o campo.


Ou seja, são parte do movimento da agricultura digital – que vem se fortalecendo a cada dia – as soluções voltadas para o campo que utilizem tecnologia, internet e coleta e análise de dados.


Exemplo importante é a atual facilidade do produtor rural poder assinar qualquer documento digitalmente, desde que esteja em uma região com sinal de internet. Assim, é eliminada a necessidade de sair do campo para assinar qualquer declaração ou contrato, como por exemplo, a cédula de produto rural.


Tal facilidade é possível por meio do e-CPF, uma identidade digital que qualquer pessoa física pode ter, que nada mais é do que a digitalização da documentação do produtor rural.


Outro importante exemplo são as ferramentas digitais que facilitam os processos do agronegócio, reduzindo o tempo necessário para a conclusão de registro e os trâmites burocráticos envolvidos na formalização de títulos e garantias agrícolas.


As e-CPRs, Cédulas do Produto Rural digitais, também fazem parte da agricultura digital. São títulos representativos de promessa de entrega futura de produto agropecuário totalmente digitalizados, que podem ser emitidos pelos próprios produtores rurais.


Na Plataforma Ativus, da Bart Digital, você encontrará facilidades que levarão a redução de tempo e de burocracias na formalização de títulos, além do uso do e-CPF.



Ferramenta que exemplifica a agricultura digital, a Plataforma Ativus foi criada para impulsionar a digitalização do financiamento agrícola, e oferece facilidades como:


  • Emissão automática de minutas

  • Assinaturas digitais e eletrônicas (qualificadas e avançadas)

  • Registro eletrônico em cartórios e entidades registradoras

  • E a Ativus Store, para a contratação de serviços adicionais



Conclusão: como a agricultura digital vai desenvolver o agronegócio?


Como vimos, a agricultura digital é um movimento que fomenta tecnologias voltadas ao campo e que deve desenvolver ainda mais o agronegócio.


Isso graças a facilidades que levam à redução de burocracias e facilitam o trabalho no campo.

A popularização da agricultura digital vem se fortalecendo nos últimos anos no Brasil e no mundo, e sua utilização no dia a dia só tende a aumentar.


Entre em contato conosco e venha para a era digital!


bottom of page